Carregando...

154 ANOS DE FÉ E DEVOÇÃO A MÃE ABADIA
Cadastre-se

Quaresma de 2025

10/03/2025

São quarenta dias de reflexão e purificação. Foram quarenta dias de chuva para acontecer o dilúvio bíblico na “estória” da criação (cf. Gn 7,17), quando Noé apresenta a Arca da purificação. Os infiéis foram eliminados e começa um novo compromisso de Aliança, agora com Noé e com todos os seres vivos de então (cf. Gn 9,12). O número 40 aparece em vários momentos na História da Salvação.

A travessia do povo da aliança pelo deserto, distanciando-se do clima de sofrimento nas terras do Egito, até chegar à região da promessa, aconteceu também durante quarenta anos. Jesus jejuou no deserto por quarenta dias e quarenta noites. O número 40 tinha o significado de purificação, renovação e tempo de provação. Não é diferente dos dias de hoje. É o que deve ser para nós a quaresma.

Apesar de algumas críticas, mas os temas propostas para a Campanha da Fraternidade enriquecem muito a reflexão quaresmal. O alvo a atingir é a vida em Deus, o encontro com Cristo no alto da cruz. Mas isso é impossível acontecer sem a integridade da criação, quando Deus “viu que era bom” (Gn 1,12). Mas o que era bom vem sendo destruído pelo “progresso” dos últimos tempos.

Então, o tema deste ano é “Ecologia Integral”, com o lema bíblico, “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Falar da dignidade humana e dignidade espiritual remete ao tema urgente da natureza criada, e criada para possibilitar a vida das pessoas. Assim sendo, destruir irresponsavelmente a natureza, é “pecado”, porque está ofendendo o Criador e ferindo o sentido real da vida espiritual.

O dinamismo da tecnologia, na modernidade atual, é uma verdadeira tentação para o consumismo. Quanto mais a pessoa tem, mais ela quer ter. Jesus foi tentado a mudar de rumo, porque seu projeto desmontava a ordem cultural desumana daquele tempo. Mas não se deixou vencer pela maldade de seus acusadores e teve uma postura de firmeza na execução de seus princípios.

 Ao iniciar o tempo quaresmal em direção à Páscoa, em Ano Jubilar, com o tema “Peregrinos de Esperança”, todo o trajeto deve ser realizado sob o clima de conversão, arrependimento, penitência e oração. Converter-se para Deus, mas com respeito e valorização da natureza, porque ela é fruto da bondade criadora do Senhor. Falar de Ecologia Integral é ter o coração sintonizado com o querer de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba.

Veja Mais

NOSSA LOCALIZAÇÃO: PRAÇA DA MATRIZ, 131 - CENTRO, ROMARIA - MG, 38520-000 | TELEFONE: (34) 3848-1125